Ela nasceu em 15 de Fevereiro de 1905.
Não está mais entre nós mas em grande parte de seus 94 anos de vida, revolucionou e foi pioneira na pesquisa das relações emocionais entre pacientes e animais, que costumava chamar de co-terapeutas.
Nise da Silveira preferiu utilizar para tratar seus doentes, em vez dos métodos tradicionais da época, a alegria, o afeto e a arte.
Foi discípula de Carl Jung, de quem foi aluna e seu trabalho é reconhecido não só no Brasil mas em em todo o mundo.Como uma personalidade tão especial não poderia deixar de fora de seu afeto os animais.
Além de serem parte do seu trabalho, ela criou muitos gatos e era sensível a causa dos animais abandonados.
Dentre os vários livros que escreveu, um foi dedicado aos felinos - Gatos: a emoção de lidar (Léo Christiano Editora).
Fundadora da Casa das Palmeiras e do Museu de Imagens do Inconsciente (o filme, Imagens do Insconsciente, do diretor Leon Hirzmann é baseado nos trabalhos feitos pelos pacientes de Nise)
E pra quem mora no Rio de Janeiro a peça "Nise da Silveira - Senhora das Imagens", estará em cartaz até o dia 26/02, no Teatro de Arena da Caixa Cultural, de quarta à sábado, 19 h.
" Neste drama multimídia, que mescla teatro, música e dança, Mariana Terra representa a psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999). A ficha técnica da produção conta com colaboradores de peso como Ferreira Gullar (biógrafo de Nise) e o doutor em literatura Marco Lucchesi, na elaboração do texto. A coreografia é assinada pela bailarina Ana Botafogo e a trilha sonora original é executada ao vivo pelo pianista João Carlos Assis Brasil." (Veja Rio)
É uma bonita homenagem e uma ótima oportunidade pra saber mais detalhes da vida dessa pessoa tão especial.
3 comentários:
adorei conhcê-la,
historias de vida assim que nos acrescentam algo.
Parabéns, adorei ter vindo aqui hoje
bjs queridaaaaa
Adorei o post, já compartilhei no twitter e Facebook!
Dri,
Obrigada pela visita.
bjs
Regina,
Obrigada!
bj
Postar um comentário