06/12/2009

Gatos


Passei outro dia por um caminhão de mudanças da Gato Preto, e fiquei tentando lembrar quantas empresas utilizam o gato como garoto propaganda.
Achei algumas  e resolvi mostrar a história de três delas para a escolha do nome ou da logomarca.

Veja o que descobri:

A empresa foi fundada em 13 de agosto de 1940. O nome "gato preto" surgiu quando o  fundador, de sua janela, observava uma gata preta carregando os seus filhotes, com muito cuidado e carinho.
E o  slogam é: " sua mudança sem arranhões"

 

Antes da saber do motivo para o nome da empresa, imaginei que o dono pudesse ser um apaixonado por gatos mas o verdadeiro motivo também foi uma ótima surpresa.






Pelo que li na internet, existem várias histórias atribuida ao gatinho que dá sorte. O restaurante conta a seguinte versão:
"Há muitos e muitos anos, um casal de negociantes de tecidos,  que estavam a beira da falência, lamentava-se do fraco movimento.
Um dia ao fechar a loja, o casal a meio caminho de casa deparou com um gatinho muito doente. Decidiram então, acolhê-lo e cuidar de seus ferimentos, dando-lhe abrigo e carinho.  Em pouco tempo o gatinho se recuperou, e em retribuição ao afeto,postou-se enfrente a loja, e com a patinha chamava as pessoas que passavam na rua convidando-as a entrarem. Assim, a loja prosperou, enriquecendo os seus donos"

A editora Gato Preto,  produz livros da culinaria vegetariana, um dos títulos é "Cozinhando sem crueldade" e existem outros produtos como sacolas, camisetas e chocolates sem lactose.
Saiba  porque a editora tem esse nome: " Aqui na sede da editora vivem 7 gatos que foram retirados da rua, cuidados e castrados. Por coincidência 4 deles são pretos sendo que 1 é paraplégico. A cada livro vendido podemos dar continuidade a esse trabalho"
Aqui a logomarca da editora



Muito positivo o gato estar associado a tão bonitas causas, defesa dos gatos de rua e uma vida mais saudável através da culinária vegetariana.




Quis com essas histórias,  homenagiar o gato preto e um pouquinho branco que fez parte da minha vida por 14 anos e foi o primeiro dos 4 gatos que tive, desde que casei.
Junior partiu para o céu dos gatos no dia 06 de dezembro de 2008 e até hoje lembramos dele como um gato muito dócil, cheiroso naturalmente, amigo e muito querido por todos que o conheciam.

10 comentários:

Andrea Sassaki disse...

Claudinha....belas histótias...e seu Junior era muito lindo! Tava com saudades de vc.... beijão!

Felina disse...

q Junior tenha o descanso eterno e feliz no céu dos animaizinhos marvilhosos.

Ana, Anjogatos disse...

Acho que é por tudo isso que nós não conseguimos deixar essas crianças sem assistência, sem amor, sem cuidados. Beijos, lindo seu Junior.

Unknown disse...

Andrea, Felina e Ana

Obrigada pelas mensagens!

O Junior era um gatinho muito especial, além de ser o primogênito.
Ele era a representação de um verdadeiro gato: bonito, charmoso, elegante e imponente.
Foi um grande companheiro!
bjs

Gisa disse...

Adorei as associações positivas em relação aos gatos feitas pelas empresas e as histórias.
Teu Júnior era lindo mesmo; elegante como só um gato sabe ser. Sarninha e seus filhotes também são pretos com pinceladas brancas; adoro! Beijos

Elaine Gaspareto disse...

Cláudia,
Eu acredito que toda e qualquer associação positiva é benéfica para a causa animal, especialmente em relação ao gato preto, tão injustiçado.
Beijos e parabéns pela pesquisa.

Gata Lili disse...

O Júnior era mesmo lindão! Adorei saber dessas histórias de empresas que se inspiraram em gatinhos. Muito legal mesmo!

Unknown disse...

Gisa,
Também gosto muito dos preto e brancos!
bjs

Elaine,
Os gatos de modo geral sofrem muito por causa de supertição e os pretos são o alvo. Bom saber dessas historinhas, né?
bjs

Lili,
Vc adoraria ter o Junior como namorado.
bjs

Toninho Moura disse...

Bem legal! Adoraria gostar de gatos, mas gosto mesmo é de cachorros. Já tivemos um gato também, mas ele era muito independente, voltava sempre machucado e um dia não voltou mais. Minha mulher ficou triste e desistiu deles.

Anônimo disse...

Cláudia, adorei essa postagem pois também amo gatos de paixão, e atualmente tenho um totalmente PRETO! Ele tem um ano de idade.

Agradeço por acompanhar meu blog, querida!
Seja bem vinda sempre.

Bjos na alma!