24/08/2009


"A Yoga não vai deixar o seu corpo bonito. A prática das posturas dá disposição para a pessoa fazer ginástica, correr... buscar um exercício que permitirá seu corpo ficar do jeito que você imagina. Eu, mesmo sendo professor de Yoga preciso fazer não-sei-quantas flexões por dia, para ficar com o peito mais definido"
"A Yoga deve ser praticada para que a pessoa faça um reflexão sobre si e sobre o mundo em que ela vive. Saber que ela não está só no planeta e pensar no próximo muito mais do que pensa em si mesmo. Do jeito que o mundo está, se a gente ficar pensando só em nossos problemas, em nossos desejos, não estaremos contribuindo para mudar a realidade que temos hoje. Afinal, o que você quer deixar quando não estiver mais nesse mundo, como gostaria de ser lembrado?"

Essas frases foram ditas hoje pelo professor, depois que terminamos a aula de Yoga.


Numa conversa com a mestre da igreja que frequento: "Viver não é fácil, ainda bem que temos a escolha de como queremos viver. Tudo o que ocorre de bom ou de indesejável sempre acontece por algum motivo"


Frequento uma igreja, que não é religião e sim preceitos para se aplicar na vida, os que tenho buscado com mais disciplina são:
- nada de pressa
- nada de ira
- nada de tristeza
- nada de receio
Lendo assim parece fácil, praticar é que são elas!
Quando a gente vê, já teve um mal pensamento, brigou com alguém...ai já fizemos e o jeito é ficar atenta para que da próxima vez possamos entender antes de agir.
Preciso exercitar esses e outros preceitos mas o da pressa é muito importante pra mim.
Fazer as coisas com calma, uma de cada vez. Não ficar preocupada com o horário. Tenho perseverado e continuo tentando.
Sobre os outros três preceitos o importante é entendermos para não sentir realmente. Não vale não externar o sentimento. Isso só vai te fazer um mal maior.
Se você entender o porque está sentindo raiva...é porque não pensam como você? Não fazem as coisas conforme você imaginou? Será que não criamos expectativas demais sobre tudo?
É uma reflexão pra vida toda.


2 comentários:

Gisa disse...

São preceitos sábios e juro que tento colocá-los também em prática (junto com alguns outros como: não cultivar sentimentos de culpa ou remorsos, mas sim procurar não repetir as falhas e erros), mas é tão difícil! Sei que tudo isso me faz mal, mas sou uma verdadeira gangorra emocional... mas não perco a esperança de um dia encontrar meu equilíbrio. Beijos

disse...

eu não consigo fazer nada disso, mto menos yoga. tentei uma vez e foi um fracasso total!