27/01/2010

Mostre o seu valor



"Valores determinam nossas decisões e posturas em relação à vida. Mas, quais são os nossos valores?
Se não escolhemos, eles já vem prontos e assim aprendemos que o sentido da vida é simplesmente crescer, estudar, trabalhar, ter filhos e morrer. Mas, tudo isso para quê?

Diziam os filósofos que a finalidade do homem era aprender a Ser e realizar em si a potência do bem, do belo e do justo. Diziam que eram estes os ideais humanos e que assim o homem viria a se realizar e ser feliz. Apenas o ser humano pode apreciar a generosidade, o amor e a beleza de forma consciente.

A música inspira, o voluntariado abre o coração, a amizade enche, o amor traz alegria. Por quê?

Valores verdadeiramente humanos fazem isso. Quando o ser humano percebe isso, os seus valores mudam da simples sobrevivência e satisfação de desejos infinitos à contemplação, ao serviço, à beleza, à generosidade e ao altruismo. E assim, o Ser ganha prioridade sobre o simplesmente existir.

Viver é uma tarefa contínua de construção deste Ser Humano. E por acaso, haveria maior obra para o ser humano que aprender a Ser?

Dizia Aristóteles que o homem se torna feliz ao viver uma vida que seja racional. Para ele a razão era a prática de valores ou virtudes. Selecionar valores é ser racional e assim, viver de acordo com valores é ser feliz."

Esse texto fo retirado do site www.mostreseuvalor.org.br
Lá você pode saber mais sobre a campanha que a PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) está promovendo sobre valores da vida.
A ideia surgiu a partir de uma outra campanha (Brasil ponto a ponto), onde foram ouvidos mais de meio milhão de brasileiros.
A intenção é promover uma reflexão sobre os valores de vida que são praticados, porque é através deles que podemos levar uma vida mais harmoniosa entre as pessoas e são essenciais para o desenvolvimento humano.
Acessando o site, você tem a possibilidade de votar e ajudar a escolher as melhores ações e políticas de valores para uma vida melhor para todos.






7 comentários:

Anônimo disse...

Os valores reais da vida acho que são o respeito e a educação acima de tudo, com amor. Sem isso acho q não chegaremos a lugar nenhum.
Obrigda pela visita no meu novo espaço. Adorei! Bjos...

Andrea Sassaki disse...

Meu valor real é o respeito que temos que ter por tudo e todos.
Sem isso, escuridão.
Um beijo, Claudinha!
TAva com saudades!

Uma Mulher de Fases disse...

Ótima iniciativa, vou dar uma olhada no site pra ver!!!
Um grande beijo!

Lyra disse...

Realmente, belo texto sobre valores. Eu penso bastante nisso. Não acho que deviamos deixar valores pré-concebidos tomarem conta da gente. E a diferença de valores entre as pessoas acaba atrapalhando algumas coisas... por exemplo, eu não quero ter filhos, e isso é uma decisão minha e um valor meu. Sempre alguém comenta algo chato sobre isso porque acha que as pessoas PRECISAM e são OBRIGADAS a ter filhos. Mas enfim, eu divago :D
Ótimo texto mesmo. Adorei lê-lo. Temos muito em comum! sou fanática por sorvete de pistache, amo, se não tem na sorveteria (não é mto comum aqui) me dá uma tristeza u.u'''... beijocas, boa semana!

bruxamarytsha disse...

Acho que valores adquirimos durante a vida toda, com nossos pais, com nossos mestres, e os que nos acrescentamos por nós mesmos, o difícil as vezes, é viver com eonforme esses valores que propagamos, beijocas

. disse...

Puxa..bacana..vou olhar lá.
Bom final de semana
Beijos

Ana, Anjogatos disse...

Oi Claudia, concordo com a Andréa, acho que os maiores valores que podemos cultivar são o amor e o respeito por toda a criação, sem isso não tem como viver. Beijos, saudades de ti.