12/01/2010

Me preparando para 2010!



Altar externo

Nesse final de semana, participei de um retiro espiritual, que faz parte do calendário da igreja que frequento, e que tem como objetivo proporcionar o aprimoramento espiritual de cada seguidor.
Esse evento acontece na cidade de Arujá, São Paulo, onde a igreja Perfect Liberty mantém um Seiti (terra sagrada da América do Sul), com capacidade para receber até 1000 participantes.

Nesses dois dias temos a oportunidade de assistir palestras, participar de cerimônias e conviver com pessoas de todo o Brasil e até do exterior.
Um dos momentos mais singnificativos e carrregados de simbologia, foi a cerimônia da Tocha Sagrada, onde na noite de sábado, os participantes do Lensei da Abertura da Sorte (esse é o nome do evento),  caminham com uma tocha em direção a árvore sagrada.
Pelos quase vinte, trinta minutos que caminhamos em silêncio, propício à reflexão, aproveitei  para agradecer pela minha vida  e pedi perseverança na conquista dos meus objetivos.
Não é permitido fotografar a cerimônia.


                                                                           Mokkó

Já o Mokkó, é um missassaguê físico (um esforço feito em benefício dos outros e de si próprio), onde dois participantes dividem em seus ombros, o peso de carregar um saco de terra, de um local para outro.
Durante o  trajeto é repetido sem parar a palavra (Oisá, Oysá ou Oysah, não sei como se escreve). De tanto repetí-la, o resultado é um "transe", tal qual quando entoamos um mantra e o fardo que carregamos não parece tão pesado.
O significado aqui é o de poder nos desfazer de algo que não queremos carregar mais.
Pode ser um pensamento ou sentimento ruim que nos acompanha, um vício, uma atitude que nos atrapalha, enfim, algo que queremos que não faça mais parte de nós, pra isso existe o lugar onde devemos descartar essa  terra, deixando ali também tudo de ruim.


                                                                           Auditório


Nas palestras o tema central foi a harmonia familiar.
Sem ela ninguém está em paz!  Nem marido, nem mulher nem  filhos.
E se não temos paz de espírito como podemos ser felizes, prosperar, ter saúde e tudo o mais??
O pior é que não há novidade nessa advertência  mas parece que precisamos ser lembrados disso sempre!

Espero ter podido aproveitar verdadeiramente cada momento passado naquele centro de aprimoramento tão bonito . Que todos os ensinamentos que recebi possam fazer parte desse ano que está apenas começando e que faça a diferença nessa nova década que se inicia, pra mim e para todos que comigo convivem.



(As fotos  são do Lensei de 2009, retiradas do blog www.juventudepl.blogspot.com . As fotos que tirei no Seiti ainda não estão disponíveis)

6 comentários:

Gisa disse...

Tenho certeza que uma pessoa legal como tu só faz crescer e se aprimorar a cada dia. Beijos

Andrea Sassaki disse...

Claudinha....pessoa mais iluminada que vc, acho que eu não conheço.... Um dia, também quero fazer um retiro....um beijo!

Ana, Anjogatos disse...

Claudia, tudo o que nos harmoniza faz bem. Beijos, muita luz neste ano.

Unknown disse...

Gisa,
Obrigada pelo carinho.
bjs

Andrea,
Iluminada eu? Quem me dera, amiga!
Nunca tinha feito algo parecido com um retiro e foi muito bom. São tantos atividades que esqueci até da minha vida aqui fora.
bjs

Ana,
Obrigada. Muita luz no seu caminho também e de nós todos.
bjs

. disse...

Legal saber que é Peelista..frequentei por muitos anos..minha mãe era..minhas tias são..a sede é aqui em Santos/Gonzaga.
Também fui a Aruja mais a muitos anos uns 20..
Porisso as palavras Kenkin...Shikiri...Oshieoya-Samá nosso mestre são familiares.
Beijos

Anônimo disse...

Eu também estive neste ultimo Lensei de Abertura da Sorte de 2010... Foi muito, muito bom! Oportunidade de reflexão e de tomar algumas decisões que mudarão a nossa vida e redirecionarão alguns resultados deste ano. Um excelente ano para você, com muito Missassaguê, harmonia familiar, Hosho, Kenkin, Oyashikiri...

Humberto Sagawa